Questões do Enem de química – biocombustível - vídeo aula

Questões do Enem de química – biocombustível - vídeo aula


Estudar através de vídeo aula é fundamental para o aluno que está se preparando para o Enem. Na internet há muitos temas do Enem bem explicado e com detalhes e também com questões comentadas e resolvidas. Com um curto vídeo bem explicado sobre biocombustível o aluno pode aprender muita coisa mesmo sobre esse tema que cai na prova do Enem.

O que é biocombustível


Primeiramente se você está se preparando para a prova do Enem e não sabe o que é biocombustível, então meu amigo, você terá que estudar um pouco mais sobre esse tema tão cobrado na prova do Enem. Aprenda tudo sobre biocombustível e saiba o que é biocombustível. Veja uma simples definição para te ajudar: Biocombustível é um tipo de combustível produzido a partir de fontes renováveis, como plantas ou resíduos orgânicos. Essa alternativa aos combustíveis fósseis é considerada mais sustentável e amigável ao meio ambiente. Os biocombustíveis podem substituir, parcial ou totalmente, combustíveis derivados de petróleo e gás natural. Agora que você já sabe o que é biocombustível veja quais são os tipos de biocombustíveis.




Tipos de biocombustível


Para garantir que você realmente está aprendendo muito sobre esse tema que cai na prova do Enem, o biocombustível, então selecionei alguns tipos de biocombustível que você precisa ficar por dentro caso caia na prova do Enem. Veja a seguir os principais tipos de biocombustível que pode cair na prova do Enem.

  • Etanol
  • Biodiesel
  • Biogás
  • Bioquerosene
  • Biometanol
  • Bio-ETBE (bioéter etil-ter-butílico)
  • Bioéter dimetílico
  • H-Bio
  • UCOME (ésteres de óleo de colza usado)
  • Óleo vegetal hidrogenado (HVO)
  • Bioheptano
  • Bioisobutanol
  • Bio-DDM
  • BioDME (dimetil éter)
  • BioMAPP (petróleo de aveia misturado com propileno)
  • BioMCN (metanol para olefinas e cetonas)
  • BioPropane
  • BioCNG (gás natural comprimido)
  • BioLPG (gás liquefeito de petróleo)
  • Biocarvão. 

Vídeo aula sobre biocombustível

Estude através dos melhores vídeos na internet para o Enem. Na aula abaixo você aprenderá tudo sobre o biocombustível. Se prepare com este curso de química com questões do Enem que envolve assunto atual sobre o biocombustível. Dicas de química com assunto que cai na prova do Enem.





Questões do Enem de química – biocombustível


O biocombustível é um tema muito debatido atualmente e provavelmente será assunto na prova do Enem. Estuda sobre biocombustível é fundamental para o aluno que está tentando se dá bem na prova do Enem. Estudar através de questões o ajudará a fazer uma avaliação sobre esse assunto cobrado na prova do Enem. 

Agora aproveite para resolver as questões de química que cai na prova do Enem sobre biocombustível a seguir e veja se você está preparado para fazer uma excelente prova do Enem.

1. Qual dos seguintes biocombustíveis é produzido a partir de resíduos agrícolas e florestais? 

a) Etanol de cana-de-açúcar
b) Biodiesel de soja
c) Bioquerosene de aviação
d) Biogás 

Resposta: d) Biogás. O biogás é produzido através da decomposição anaeróbica de matéria orgânica, como resíduos agrícolas e florestais, e pode ser utilizado como combustível. 

2. Qual é a principal vantagem do biodiesel em relação ao diesel fóssil?

a) Maior eficiência energética
b) Menor emissão de gases poluentes
c) Maior disponibilidade no mercado
d) Menor custo para o consumidor 

Resposta: b) Menor emissão de gases poluentes. O biodiesel possui uma composição química mais limpa, resultando em menor emissão de poluentes atmosféricos durante sua queima. 

3. Qual é a principal matéria-prima utilizada para a produção de etanol no Brasil?

a) Cana-de-açúcar
b) Soja
c) Milho
d) Palma 

Resposta: a) Cana-de-açúcar. A cana-de-açúcar é amplamente cultivada no Brasil e é a principal fonte para a produção de etanol, sendo considerada uma matéria-prima renovável. 

4. Qual é a função do programa RenovaBio?

a) Estimular o uso de fontes renováveis na matriz energética do país
b) Incentivar o uso exclusivo de combustíveis fósseis
c) Promover pesquisas para o desenvolvimento de novos biocombustíveis
d) Reduzir a produção de biocombustíveis no Brasil 

Resposta: a) Estimular o uso de fontes renováveis na matriz energética do país. O programa RenovaBio tem como objetivo incentivar a produção e o consumo de biocombustíveis, contribuindo para a redução das emissões de gases do efeito estufa. 

5. Qual é o principal biocombustível utilizado na aviação comercial?

a) Etanol
b) Biodiesel
c) Bioquerosene
d) Biogás 

Resposta: c) Bioquerosene. O bioquerosene é utilizado na aviação comercial como uma alternativa mais sustentável ao querosene de aviação tradicional, sendo produzido a partir de fontes renováveis.


Assunto que cai na prova do Enem


Provavelmente agora você deve está mais preparado para a prova do Enem, pois você aprendeu assistindo ao vídeo sobre biocombustível e também entendeu que existe muitos tipos de biocombustíveis que pode cair na prova do Enem. Além disso, você resolveu questões testando seus conhecimento sobre esse assunto que cai na prova do Enem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões do Enem de química

Questões sobre Gimnospermas e Angiospermas para o Enem

Aula sobre hidrostática para o Enem