Aula sobre hidrostática para o Enem

Aula completa sobre hidrostática para o Enem com questões respondidas com comentários

Aula preparatória para o Enem com assunto sobre hidrostática. Se você fez a inscrição para o Enem e quer ter mais conhecimentos relacionados a ciências da natureza e suas tecnologias, então não sai de nosso blog sem assistir a essa aula que vai enriquecer seus conhecimentos e melhorar seu desempenho na realização da prova do Enem. Um ótimo resumo de preparação para o Enem sobre hidrostática em vídeo, então aproveite. É importante que o aluno assista toda aula sobre hidrostática para o Enem, pois isso o irá ajudar a entender mais sobre esse assunto que cai na prova do Enem.



Vídeo aula sobre hidrostática

O que é hidrostática? E o que cai na prova do Enem sobre hidrostática

Hidrostática - O estudo dos fluidos em repouso e é importante estudar tudo sobre hidrostática porque pode cair na prova do Enem. Farei um resumo logo a seguir, mas é importante assistir a aula acima em vídeo sobre hidrostática que vai te ajudar a aumentar seus conhecimentos sobre esse tema tão cobrado na prova do Enem.

Basicamente Hidrostática é o ramo da física que estuda os fluidos em repouso, ou seja, sem nenhum tipo de movimento. Nesse estudo, são considerados tanto fluidos líquidos como gasosos, desde que estejam parados. É importante destacar que a hidrostática é diferente da hidrodinâmica, que estuda fluidos em movimento. Mas no momento o assunto que pode cair no Enem e que estamos debatendo é a hidrostática, então vamos estudar um pouco mais.

Definição de fluido

Antes de prosseguirmos com o assunto hidrostática, é importante entender o que é um fluido. Um fluido pode ser definido como uma substância que não possui forma e que se adapta ao recipiente que a contém. Isso inclui tanto líquidos como gases. Nunca se esqueça disso, pois faz parte do nosso estudo sobre hidrostática e que pode cair na prova do Enem.

Pressão

A pressão é uma grandeza que está presente em qualquer fluido em repouso. A pressão é definida como a força exercida sobre uma determinada área. A pressão é medida em unidades de força por unidade de área, como os pascals (Pa) ou libras por polegada quadrada (psi). Simples e fácil de entender, é um assunto para o Enem que pode virar questões do Enem de hidrostática. Então vamos estudar mais ainda.

Princípio de Pascal

O princípio de Pascal estabelece que a pressão exercida em um fluido em repouso é transmitida igualmente em todas as direções. Isso significa que se pressionarmos um fluido em um ponto, a pressão será transmitida igualmente para todo o fluido. Fácil né, então vamos para o próximo assunto.

Princípio de Arquimedes

O princípio de Arquimedes estabelece que todo objeto submerso em um fluido recebe uma força vertical para cima, conhecida como empuxo. Essa força é igual ao peso do fluido deslocado pelo objeto. Esse princípio explica, por exemplo, porque objetos com densidade menor que a água flutuam. É importante o aluno se aprofundar mais neste princípio pois pode cair na prova do Enem.

Teorema de Stevin

O teorema de Stevin estabelece que a pressão em um fluido é diretamente proporcional à profundidade e à densidade do fluido. Isso significa que quanto mais profundo o fluido, maior será a pressão exercida, e quanto maior a densidade do fluido, maior será a pressão exercida. Por fim temos esse teorema que geralmente cai na prova do Enem, então fique atento.

Existe muito mais para estudar sobre hidrostática então recomendamos que você procure se aprofundar mais em plataformas confiáveis e que tenha o conteúdo completo como o Brasil escola que a muito anos vem trazendo um conteúdo muito rico para todos os alunos e candidatos ao Enem.

Questões do Enem sobre hidrostática

Por muitos anos os alunos que estão se preparando para a prova do Enem estão indo atrás de um conteúdo bom e de qualidade, sobretudo quando se trata de questões. E muitos exercícios para o Enem acabam ajudando o aluno a se preparar melhor. As questões comentadas é ainda mais importante porque trás uma explicação do assunto que ajuda o aluno a tirar dúvida e aumentar ainda mais seus conhecimentos. Veja as questões sobre hidrostática abaixo e tente resolver. Aproveite para conferir se você está pronto para a prova do Enem.

Questão sobre fluido

Os fluidos são objeto de estudo da Física, e são substâncias que se comportam de maneira característica sob ação de uma força aplicada. Podemos classificar os fluidos em líquidos e gases, sendo que o primeiro possui densidade uniforme, já o segundo é compressível.
Um recipiente contém um fluido em equilíbrio hidrostático. Em determinado momento, uma força de intensidade F é aplicada perpendicularmente à superfície do líquido no recipiente. De acordo com a teoria de Pascal, o que irá ocorrer com a pressão no líquido no ponto onde foi aplicada a força?

A) A pressão no líquido irá aumentar.
B) A pressão no líquido irá diminuir.
C) A pressão no líquido permanecerá constante.
D) A pressão no líquido irá variar, mas não é possível prever em qual sentido.

A alternativa correta é a letra A. Isso ocorre porque a teoria de Pascal afirma que um acréscimo de pressão exercido em um ponto qualquer de um líquido é transmitido integralmente a todos os pontos desse líquido. Assim, a força F aplicada perpendicularmente à superfície do líquido irá gerar um aumento de pressão naquele ponto, o que se propagará para todo o sistema.

Questões sobre diferença entre líquidos e gases

A hidrostática é a parte da Física que estuda os fluidos em equilíbrio. Quando um líquido e um gás estão em um recipiente, ambos exercem pressão nas paredes do recipiente. No entanto, esses dois fluidos apresentam diferenças nas suas propriedades. 
Qual é a principal diferença entre líquidos e gases?
A) Os líquidos são substâncias incompressíveis, enquanto que os gases possuem compressibilidade significativa.
B) Os líquidos possuem pressão de vapor, enquanto que os gases não possuem essa propriedade.
C) Os líquidos se espalham facilmente, enquanto os gases possuem formato fixo.
D) Os líquidos possuem forma e volume fixos, enquanto que os gases não possuem forma nem volume definidos.

A alternativa correta é a letra D. Isso ocorre porque as moléculas dos líquidos têm menor mobilidade do que as moléculas dos gases, pois estão mais próximas umas das outras, de forma que adquirem a forma do recipiente que os contém e possuem volume definido. Já os gases, por possuírem moléculas mais afastadas, acabam preenchendo todo o volume disponível, adquirindo a forma do recipiente que os contém. Portanto, líquidos apresentam forma e volume fixos, enquanto os gases não possuem forma nem volume definidos.

Questões sobre pressão

Duas esferas metálicas idênticas possuem um diâmetro de 10 centímetros cada. A primeira esfera possui uma massa de 5 kg e a segunda, uma massa de 2 kg. Sabendo que ambas estão apoiadas sobre uma superfície plana, qual das três opções abaixo representa corretamente o que aconteceria caso ambas exercem  a mesma pressão sobre a superfície plana?

A) A esfera mais pesada irá afundar mais na superfície do que a mais leve.
B) A esfera mais leve irá afundar menos na superfície do que a esfera mais pesada.
C) Ambas as esferas irão exercer a mesma pressão sobre a superfície, afundando igualmente.

A alternativa correta é a letra C. Isso ocorre porque a pressão exercida por um objeto sobre uma superfície é igual à força exercida pelo objeto dividida pela área de contato. Como ambas as esferas possuem o mesmo diâmetro, a área de contato com a superfície é a mesma. Portanto, se ambas exercem a mesma força sobre a superfície, elas exercerão a mesma pressão, afundando igualmente. Logo, a opção C é a resposta correta.

Questão sobre pressão atmosférica

Duas pessoas estão no topo de uma montanha de 3000 metros de altura, enquanto outra pessoa está ao nível do mar. Considerando que a pressão atmosférica ao nível do mar é de aproximadamente 1013 hPa, qual das opções abaixo representa corretamente a diferença de pressão entre as duas pessoas que estão no topo da montanha e a pessoa ao nível do mar?

A) As duas pessoas no topo da montanha sentem uma pressão atmosférica menor do que a pessoa ao nível do mar.
B) Todas as pessoas sentem a mesma pressão atmosférica, independentemente da altitude em que se encontram.
C) As duas pessoas no topo da montanha sentem a mesma pressão atmosférica, enquanto a pessoa ao nível do mar sente uma pressão atmosférica maior.

A alternativa correta é a letra A. Isso ocorre porque a pressão atmosférica diminui à medida que a altitude aumenta. Como as duas pessoas estão no topo da montanha, a pressão atmosférica que elas sentem será menor do que a pessoa ao nível do mar, que sente a pressão atmosférica padrão de 1013 hPa. Portanto, a opção A é a resposta correta.

O que cai na prova do Enem dobre hidrostática

Veja alguns dos principais tópicos que pode cair na prova do Enem. São tópicos relacionado a hidrostática que podem virar questões do Enem na prova. Então estude tudo para você ficar bem preparado. Logo acima tem uma vídeo aula sobre hidrostática que te ajudará a tirar dúvidas e aprender mais sobre esse tema bastante cobrado na prova do Enem.

  • Princípio de Pascal
  • Princípio de Arquimedes
  • Teorema de Stevin
  • Força de empuxo
  • O conceito de peso
  • Lei de Torricelli
  • Lei de Boyle-Mariotte
  • Lei de Charles e Gay-Lussac
  • Equação geral do estado dos gases
  • Conceito de temperatura
  • Comportamento térmico dos gases
  • A natureza dos fluidos
  • Densidade de um líquido
  • Viscosidade
  • Tensão superficial
  • Capilaridade

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões do Enem de química

Questões sobre Gimnospermas e Angiospermas para o Enem