Resumo sobre Fernando Pessoa – Literatura para o Enem

Aprenda mais com aulas online de literatura para o Enem. Neste vídeo você vai saber mais sobre Fernando Pessoa e ficará por dentro de assuntos importante na literatura que pode ser tema na prova do Enem este ano. Não perca seu tempo e comece já a aprender sobre vários assuntos e matérias que caem na prova do Enem. Veja este resumo sobre Fernando Pessoa e saia na frente de seus concorrentes que irão fazer a prova do Enem.

Fernando Pessoa, um dos maiores poetas da língua portuguesa, nasceu em Lisboa, no dia 13 de junho de 1888, e faleceu aos 47 anos de idade. Não se esqueça de se aprofundar mais sobre esse tema tão importante, então vamos falar um pouco mais dele. Ele é considerado um dos fundadores do modernismo em Portugal. Foi um escritor multifacetado, que se dedicou a escrever poesia, prosa e crítica literária. Pessoa é reconhecido pela sua vasta produção literária e pela criação do heterônimo, um dos mais importantes recursos utilizados na literatura de língua portuguesa.

Influenciou diversos movimentos literários que sucederam o modernismo, como a poesia pessoana, o romantismo e o simbolismo. Ele também é conhecido por ter criado mais de 70 heterônimos, que representavam personalidades distintas em seus escritos. Entre eles, destacam-se os mais famosos: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Que também recomendo você se aprofundar mais sobre eles, pois é assunto que pode sim cair em prova. Literatura importante para o Enem.

Neste resumo sobre Fernando Pessoa quero dizer que a obra de dele é reconhecida pela profundidade, pelo lirismo e pela originalidade. Ele foi um grande estudioso da filosofia, da mística e da própria literatura portuguesa. Seus escritos revelam uma visão de mundo complexa e cheia de nuances, que desconstrói as ideias preconcebidas sobre o ser humano e o universo.

Se você quer se dá bem no Enem então deverá saber mais ainda, os seus poemas que abordam a angústia e a solidão, como em "O Guardador de Rebanhos", de Alberto Caeiro, onde a natureza é evocada como fonte de inspiração e contemplação. Também é famoso o poema "Autopsicografia", onde Pessoa reflete sobre a capacidade da poesia de nos transformar e de tornar a vida mais plena de sentido.

Literatura para o Enem: Fernando Pessoa deixou uma vasta obra literária, que influenciou gerações de escritores e poetas em todo o mundo. Ele também deixou um legado importante para a língua portuguesa, já que foi capaz de inovar a escrita e de criar novas perspectivas de interpretação da realidade. Seu trabalho ainda é relevante e objeto de estudo em diversas áreas do conhecimento, como a filosofia, a psicologia e a história da arte.

A influência de Fernando Pessoa se estende até os dias de hoje, e sua obra continua sendo estudada e interpretada por especialistas e amantes da literatura em todo o mundo. Seus escritos apresentam uma visão ampla e profunda do ser humano e do universo, e o uso de heterônimos como recurso literário foi uma grande inovação que influenciou diversas gerações de escritores.

Para terminar quero dizer que se você quer ficar bem preparado em Literatura para o Enem então deverá saber mais: Fernando Pessoa é um dos maiores nomes da literatura portuguesa e mundial, que deixou um legado importante para a escrita e para a interpretação da realidade. Sua obra é uma referência para a cultura e a literatura em todo o mundo, e sua influência continuará sendo sentida por muitas gerações futuras.

Após assistir o vídeo é importante o aluno reler esse texto, pois isso o ajudará a memorizar mais sobre a historia de Fernando Pessoa. Tema cobrado no Enem. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões do Enem de química

Questões sobre Gimnospermas e Angiospermas para o Enem

Aula sobre hidrostática para o Enem