Questões de história para o Enem

Questões com respostas de história voltado para a prova do Enem


Não perca seu tempo para fazer uma breve avaliação de seu desempenho nos estudos para o próximo Enem. Um excelente teste online de história com dez questões que podem cair na prova do Enem ainda este ano. São questões de história com resposta voltadas apenas para a prova do Enem. Avalie seus conhecimentos resolvendo as questões de história para o Enem a seguir e confira as resposta no gabarito abaixo.
______________________

Questões de história para o Enem:

1)O feudalismo configurou-se plenamente no século XI e nele a servidão desempenhou um papel central. A condição servil era marcada por um conjunto de obrigações.

Sobre estas obrigações analise as proposições:

I. Corveia: trabalho gratuito, em geral nas terras do senhor, mas também em outros serviços necessários, como construção ou manutenção de estradas.
II. Censo ou Foro: pagamento anual, em dinheiro, que correspondia a uma espécie de aluguel da terra.
III. Banalidades: pagamento de uma porcentagem da produção da terra arroteada, ou seja, uma terra que se tornara arável devido ao esforço do servo.
IV. Talha: taxa a princípio excepcional, mas cobrada com maior frequência, cujo valor era estabelecido arbitrariamente pelo senhor. Era uma das obrigações mais odiadas pelos servos.

Está(ão) correta(s):
a)I apenas.
b)II e III apenas.
c)III e IV apenas.
d)I, II e IV apenas.
e)I, II, III e IV.
 
 
2)No início da guerra, a Itália era aliada dos Impérios Centrais na Tríplice Aliança, mas, considerando que a aliança tinha carácter defensivo (e a guerra havia sido declarada pela Áustria) e a Itália não havia sido preventivamente consultada sobre a declaração de guerra, o governo italiano afirmou não sentir vinculado à aliança e que, portanto, permaneceria neutro. Mais tarde, pressões diplomáticas da Grã-Bretanha e da França a fizeram firmar um pacto secreto contra o aliado austríaco, chamado Pacto de Londres, no qual a Itália se empenharia a entrar em guerra em um mês em troca de algumas conquistas territoriais que obtivesse ao fim da guerra. Estamos falando da:
a)Primeira Guerra Mundial
b)Segunda Guerra Mundial
c)A Nova Paz Armada
d)Marcha sobre Roma
 
 
3)Leia o texto a seguir:

"Truman lançou o Plano Marshall, que foi rejeitado pelos países do leste sob pressão soviética, ordenou a aceleração do programa nuclear, em uma época em que só os EUA possuíam bombas atômicas e manteve tropas e bases nos países da Europa ocidental. Ao mesmo tempo, os americanos começaram a pressão contra elementos vistos como potenciais agentes do poder soviético, como o Partido Comunista da Itália. Em março de 1947, o presidente enviou ao Congresso uma mensagem que ficaria conhecida como "doutrina Truman ", vista por muitos como uma declaração formal de um novo conflito, uma guerra mundial de baixa intensidade que logo ganhou o nome de Guerra
Fonte: http://wwwl.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u648244.shtml, acessado em 15 de dezembro de 2009.

O Plano Marshall contribuiu para:
a)Reduzir a produção de armas nucleares pelas nações europeias.
b)Reconstruir as estruturas da Europa Ocidental após a Segunda Guerra Mundial.
c)Amenizar os conflitos na fronteira entre México e Estados Unidos.
d)Por fim aos conflitos no Oriente Médio, entre judeus e palestinos.
 
 
4)A origem do município do Moreno remonta o século XVII. A respeito da ocupação inicial do município e suas origens, assinale a alternativa correta:
a)A ocupação atual provém da faixa de terra comprada em 1616, por dois irmãos portugueses, um deles chamado Baltazar Gonçalves Moreno, para a construção de um engenho de açúcar.
b)A instalação de uma indústria têxtil chamada: Societé Cotonnière Belge Brasilienne, no final do século XVII.
c)A ocupação se deu a partir da chegada dos judeus perseguidos pela Inquisição na Península Ibérica, no século XVII.
d)Ao Barão de Moreno que comprou as terras do antigo engenho.
e)Ao cristão novo Benjamin Mendes Seixas, fundador da bolsa de valores de Nova York.
 
 
5)São características da Cidade–Estado de Esparta, EXCETO.
a)O governo possuía uma estrutura oligárquica.
b)A estrutura social era flexível, possibilitando grande mobilidade entre os grupos.
c)Um dos principais objetivos do governo era o de fazer de seus cidadãos modelos de soldados bem treinados fisicamente, corajosos e obedientes às leis e às autoridades.
d)As terras e a mão de obra pertenciam ao Estado.
e)Crianças de sexo masculino que apresentassem deficiências físicas eram sacrificadas ao nascer, por não poderem servir ao Estado como futuros guerreiros.
 
 
6)Os historiadores aproximam a história de Benedicta Cypriano Gomes (1905-1970) com a de Antonio Conselheiro, líder de Canudos. Tida como santa pelos moradores de Lagolândia, distrito de Pirenópolis, Santa Dica, como passou à história, tornou-se uma figura lendária de força política e de fé sincrética, conquistou seguidores de diferentes regiões em torno de si, nos primeiros anos da década de 1920, e logo passou a ser vista como uma ameaça pelo governo e pela Igreja. Esse movimento pode ser caracterizado como:
a)um movimento causado pelo intenso processo de urbanização ocorrido em Goiás no início do século XX.
b)um movimento de amplo apoio da Igreja Católica, que reconheceu seus milagres e iniciou seu processo de canonização junto ao Vaticano.
c)um movimento de cunho meramente político, apoiado pelos grandes proprietários de terra como forma de controlar a população do campo.
d)um movimento de apoio à Coluna Prestes e seus ideais, resultando na oposição ao poder das oligarquias da região e do Estado.
e)um movimento messiânico que expressa a religiosidade do homem do campo, entrando em contradição com as práticas ortodoxas pregadas pela Igreja Católica.
 
 
7)Podemos citar como uma das mudanças ocorridas ao final da Segunda Guerra Mundial:
a)A hegemonia política da Itália no continente Europeu.
b)A criação da Liga das Nações com o objetivo de promover a paz entre as nações.
c)A reorganização da economia dos países da Europa Ocidental através do Plano Marshall.
d)O perdão da dívida de guerra alemã pelos aliados através da assinatura do Tratado de Versalhes.
e)O fortalecimento das ideologias fascistas, gerando a expansão do totalitarismo na América Latina.
 
 
8)O Império brasileiro, ao ceder à República, deixou contribuições e problemas para o novo regime. A respeito desse tema, assinale a opção correta.
a)O Império garantiu a integridade territorial e a estabilidade que beneficiava o povo e a elite.
b)A República nasceu com problemas herdados da crise do escravismo, como o chamado “problema negro”.
c)A vida político-partidária do Império, marcada por atritos ideológicos de variadas matizes, convergiu, na República, para um ponto programático consensual.
d)Existem duas alternativas corretas.
 
 
9)Sobre o movimento de 1964, intitulado pelos militares de Revolução e de Golpe, pelos opositores ao regime, assinale as seguintes assertivas:
I. O Movimento de 1964 submeteu o Brasil a um regime alinhado politicamente os Estados Unidos da América.
II. O primeiro militar a assumir a presidência da República após o Movimento de 1964 foi o Marechal Humberto Castelo Branco, o qual, além de promulgar 4 (quatro) Atos Institucionais cassando os opositores do regime militar, prorrogou seu próprio mandato.
III. Ideologicamente, o Movimento de 1964 alicerçou-se nas teorias autoritárias aprendidas e difundidas no meio militar, muitas delas originadas do pensador Oliveira Viana, reforçadas pelas doutrinas anticomunistas decorrentes da Guerra Fria.
IV. Os Governadores de Minas Gerais, Estado da Guanabara e de São Paulo apoiaram ostensivamente o Movimento de 1964, tendo os três, posteriormente, perdidos seus respectivos mandatos, pois foram cassados pelo Movimento de 1964.
Assinale:
a)se corretas I, II e III, apenas
b)se corretas II, III e IV, apenas
c)se corretas I, III e IV, apenas.
d)se corretas II e III, apenas.
e)se corretas I, II, III e IV.
 
 
10)A partir de 1913, por várias vezes tropas dos governos estadual e federal lançaram ataques contra redutos rebeldes no Sul do Brasil. Em setembro de 1914, uma tropa federal composta de 7 mil soldados ocupou a região. Usando armamentos pesados, os soldados tiveram de enfrentar encarniçada resistência da população local, munidos de velhas espingardas, foices e facões. Somente em janeiro de 1916, o último líder dos sertanejos foi preso findando o conflito que ficou conhecido como:
a)Revolução Federalista;
b)Guerra dos Farrapos;
c)Guerra dos Mascates;
d)Guerra do Contestado;
e)NDA.
 
 
________________________
Gabarito das questões de história para o Enem:
1.d - 2.a - 3.b - 4.a - 5.b - 6.e - 7.c - 8.d - 9.a - 10.d

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões do Enem de química

Questões sobre Gimnospermas e Angiospermas para o Enem

Aula sobre hidrostática para o Enem