Questões do Enem de física

Resumo com questões do Enem de física com respostas

Atualmente milhares de jovens estão estudando para a próxima prova do Enem que acontecerá ainda este ano. Se você está se preparando para o Enem e quer estudar em um conteúdo completo e atualizado, então está no lugar certo. A seguir um resumo com questões de física para o Enem com resposta em um gabarito para que você possa fazer uma avaliação de seu desempenho. São no total de dez questões do Enem de física com respostas que te ajudarão a entender melhor temas de física que geralmente caem na prova do Enem. Responda as questões de física elaboradas para quem está se preparando para o Enem e confira se você foi bem neste teste.

Aula com questões do Enem de física

Veja no vídeo a resolução da prova anterior de física para o Enem. São questões do Enem de física da última prova do Enem que vai te ajudar a tirar todas as dúvidas sobre temas de física que caiu na prova anterior do Enem.

Questões do Enem anterior


______________
Questões do Enem - física

1)Qual é o maior valor de tensão de saída de um Conversor Digital-Analógico linear de 9 bits que gera em sua saída 1V para uma entrada digital 0011001002 e 0V para uma entrada digital 0?
a)5,11V
b)1,80V
c)3,62V
d)4,20V
e)8,13V
 
 
2)Uma amostra de gás se expande a partir de uma pressão e um volume iniciais de 8 MPa e 1 m³ para um volume final de 2 m². Durante a expansão a pressão e o volume são obtidos pela equação p = cV4, em que c = 8 N/m14. O trabalho realizado pelo gás, em megajoules, durante a expansão é da ordem de
a)6,0.
b)21,0.
c)32,1
d)49,6.
e)Nenhuma das alternativas acima
 
 
3)Quanto ao dimensionamento do condutor de proteção (terra) do circuito das TUG's dos banheiros, a sua seção deverá ser
a)a mesma da seção do condutor fase, pois essa última será, certamente, menor que 16 mm².
b)maior que a seção do condutor neutro, pois essa última será, certamente, menor que 10 mm².
c)a mesma da seção do condutor neutro, desde que essa última seja, certamente, no máximo 4 mm².
d)maior que a seção do condutor fase, pois essa última será, certamente, no máximo 10 mm².
e)menor que a seção do condutor fase, pois essa última será, certamente, no mínimo 10 mm².
 
 
4)Dez lâmpadas de 60 W/120V deveriam ser alimentadas, em paralelo, por uma fonte, cujo valor eficaz é de 120V, a fim de iluminar uma determinada área. A pessoa que fez a instalação acabou ligando as lâmpadas em série. Neste caso, qual foi a redução percentual da potência fornecida pela fonte?
a)99%
b)95%
c)90%
d)50%
e)10%
 
 
5)Um próton, cuja massa vale 1,67 . 10−27 kg, move-se com velocidade v = 0,6 . c, onde c = 3,0 . 108 m/s é a velocidade da luz no vácuo. A energia cinética desse próton, em joules, vale
a)2,7 . 10−11
b)3,8 . 10−11
c)5,4 . 10−11
d)2,7 . 10−10
e)5,4 . 10−10
 
 
6)Um isótopo radioativo de um certo elemento químico tem meia vida de 2 meses. Após um ano, a quantidade de núcleos radioativos, em relação ao inicial, passa a
a)1/2
b)1/6
c)1/12
d)1/32
e)1/64
 
 
7)Três propriedades podem ser usadas para classificar os sólidos cristalinos: resistividade ϕ, variação relativa da resistividade por unidade de temperatura α e concentração de portadores de carga n.
Considere:
Categoria
a. Metais
b. Isolantes
c. Semicondutores
Propriedades
I.φ muito elevado
II. φ pequeno, α pequeno e n grande
III. φ elevado, α grande e n pequeno
A associação correta entre os estágios e as características é
a)a-I, b-II e c-III.
b)a-II, b-I e c-III.
c)a-III, b-I e c-II.
d)a-I, b-III e c-II.
e)a-II, b-III e c-I.
 
 
8)Sobre um sistema de aquecimento de água composto de duas resistências com 2 kW e 4 kW, ligadas individualmente a chaves elétricas a uma tensão de 380 V, considere as afirmativas a seguir.
I - O sistema de controle possui malha fechada para a variável temperatura.
II - Controlando as chaves elétricas, podem ser escolhidos 4 diferentes regimes de operação.
III - A potência máxima de aquecimento é de 2.280.000 Watts.
Está correto o que se afirma em
a)I, apenas.
b)II, apenas.
c)I e II, apenas.
d)II e III, apenas.
e)I, II e III.
 
 
9)Desejando conhecer a altitude de sua cidade, em relação ao nível do mar, um estudante de Física acoplou na extremidade de uma câmara de gás de um pneu, cuja pressão é conhecida e vale 152 cmHg, um barômetro de mercúrio de tubo aberto. Com a experiência o aluno percebeu um desnível da coluna de mercúrio do barômetro de exatamente 1 metro. Admitindo a densidade do ar, suposta constante, igual a 0,001 g/cm³ e a densidade do mercúrio igual a 13,6 g/cm³, a altitude, em metros, da cidade onde o estudante mora em relação ao nível do mar vale
a)864
b)1325
c)2500
d)3264
 
 
10)Uma bobina chata formada de 80 espiras circulares, de raio igual a 4 cm, gera um campo magnético no centro da bobina de intensidade igual a 8π. 10-6T. Determine a intensidade da corrente elétrica que percorre essa bobina.
Dado: μ0 = 4π⋅10-7 T⋅m/A
a)20mA
b)40 mA
c)200 mA
d)400 mA
 
___________________
 
Respostas das questões de física para o Enem:
1.a - 2.d - 3.a - 4.a - 5.b - 6.e - 7.b - 8.b - 9.d - 10.a

Para se aprofunda mais sobre temas relacionado a física para o Enem recomendamos o Educa mais Brasil, onde você poderá encontrar muitos assuntos de física completo para o Enem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Questões do Enem de química

Questões sobre Gimnospermas e Angiospermas para o Enem

Aula sobre hidrostática para o Enem